18/02

Roteiro Gastronômico pelo Litoral Norte

O litoral norte da Bahia oferece um roteiro gastronômico de dar água na boca aos seus visitantes. De Arembepe à Imbassaí, cada povoado esconde bons restaurantes que farão muito mais que matar a fome depois da praia – vão entrar para sempre na sua lista daquele lugar inesquecível. É só anotar e ir quando quiser! 

Mar Aberto

A primeira dica é tradicional e já muito conhecida dos baianos. Uma das melhores moquecas da região é do Mar Aberto, em Arembepe. O restaurante tem a frente para rua e o no fundo uma varanda pé na areia com o mar cortado por um recife, formando uma enorme piscina. Pode apostar nos peixes em qualquer preparo e na cocada mole de sobremesa.

Barraca do Prefeitinho JR

A Barraca do Prefeitinho em Guarajuba também é parada obrigatória. Lá, além dos bons petiscos para abrir o apetite – como o caranguejo, lambreta e a petitinga – vale experimentar um prato mais fit, muito bem recomendado, a Salada Guarajuba, que é servida no abacaxi com muito camarão e palmito. Ah! Se não estiver dirigindo, a cerveja é geladíssima...

Manguezal 

Pertinho, vale conferir o Restaurante Manguezal, em Itacimirim. Como diz o nome, para chegar nele, na beira do rio, você passa por um caminho de madeira no meio do mangue, entre siris e caranguejos. É um lugar lindo, com uma comida deliciosa, que vai além dos frutos do mar. Nossa dica é a Galinha ao Molho Pardo com pirão e depois um descanso nas redes espalhadas pelas árvores. 

 Vilangelim

A última sugestão é perfeita para terminar um dia de passeio pelo litoral norte – jantar no lindo cenário criado pelos donos da Pousada Vilangelim em Imbassaí. O restaurante é o coração da pousada, em meio ao verde e com vista para piscina, toda iluminada à noite.

No cardápio, pratos étnicos como o CousCous Marroquino e a Caldeirada à Portuguesa. Claro, aproveita e se hospeda logo por lá para curtir mais um dia de praia, rio e boa comida.